Translate

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SOBERBA ESCURIDÃO - BLOGUE DESEJOS DE ALMA

"Já li este livro há algum tempo, mas tanto o Tertúlias à Lareira como Os Livros Nossos já tinham a opinião das administradoras e abstive-me de a escrever até agora. Por isso, esta será a primeira opinião do Desejos de Alma!

O que posso dizer sobre este Soberba

Gostei da escrita da autora, principalmente pelo movimento nela patente e os muitos pormenores que constituíram a acção. É fluída, com uma linguagem acessível e diálogos interessantes, nada aborrecidos.

Gostei da autora ter dado ênfase a Portugal, sendo que a acção decorre na cidade de Braga. 

As personagens desta história que são importantes referir são a Carla, personagem principal, e as duas duas amigas, Ana e Raquel, cujas personalidades são dispares e chocam uma com a outra. Falta ainda referir o Caael, uma figura misteriosa do princípio ao fim que é também o interesse romântico de Carla. A relação entre Carla e Caael é cativante e impele-nos a continuar a ler. No entanto, achei que lhes faltava qualquer coisa. Talvez, maturidade. Mas são jovens… Atenção que tem algumas cenas picantes, por isso, não se aconselha a crianças. É mais destinado a público jovem/jovem adulto. 

Também gostei do suspense... houve sempre um mistério ao longo da trama. Eu só consegui juntar as peças no final e isso manteve-me concentrada até à última página. O final foi… não vou dizer surpreendente, mas agradável...

Confesso que não achei a ideia inovadora. E, apesar de ter gostado da escrita da autora, penso que uma nova revisão não faria mal. Encontrei erros de sintaxe e ortografia muito básicos que ultrapassaram os simples “erros de escritor”. Falta-me agora a expressão, mas é quando o próprio escritor não consegue identificar os seus próprios erros no texto. Acho que, lido em voz alta, alguns dos erros teriam sido facilmente identificados. Sei que não sou uma expert na língua e na escrita, mas é a minha opinião.

Assim, para finalizar, gostei. Foi uma óptima obra de estreia de Andreia Ferreira (excepto os erros – nada que uma revisão antes da 2ª edição - se houver - não resolva!). 

Tenho andado há semanas para ler o Soberba Tentação. Espero poder fazê-lo em breve.

Obrigada, Ni (Tertúlias à Lareira), pelo empréstimo!"

Sem comentários:

Enviar um comentário